Redator freelancer ou ghost writer é uma pessoa contratada especialmente para a elaboração de um texto, com pauta definida, público-alvo, adequação de linguagem, palavras-chave, referências e direcionamento textual.
O redator freelancer recebe por tarefa realizada e não precisa, necessariamente, aceitar todos os trabalhos que lhe são oferecidos. Quanto maior for sua identificação com os temas propostos e com a linguagem do texto, melhor a qualidade do trabalho final.
Como ser um Redator Feelancer
Você gosta de escrever, acredita que tem aptidão pra isso e considera fazer a transição pra uma carreira de redator freelancer? Como em qualquer profissão, ingressar nessa área exige capacitação e esforço.
Qualquer que seja seu nicho de trabalho, é preciso saber escrever com objetividade, fluidez e correção gramatical. Se quiser focar em marketing de conteúdo, também deve saber aplicar os principais conceitos relacionados a inbound marketing e SEO, por exemplo.
Existem MUITOS cursos online sobre esses temas, seja em plataformas mais genéricas como cursos online gratuitos ou em sites voltados pra essa área, como Hubspot e RockContent. Também é fácil encontrar bons textos em sites especializados, especialmente pra quem tá começando. Então, conhecimento é tudo.
Outra dica é se especializar em algumas áreas de conhecimento, produzindo assim conteúdos com mais profundidade e em menos tempo. Se você entende tudo de direito, medicina ou engenharia, por exemplo, terá mais chances de encontrar um job escrevendo sobre essa área (e de entregar um bom trabalho) que um redator sem experiência no assunto.
Dicas para um Redator Freelancer iniciante
1 – Entenda os princípios básicos de redação web para Redator Freelancer
Existe um diferença muito relevante entre os textos para a web e texto para jornais, revistas ou livros. Antes de começar a trabalhar como redator freelancer, é importante que você compreenda as regras da redação para WEB e busque conhecimento/desenvolvimento, principalmente em marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais e técnicas de SEO.
2 – Home office
O primeiro passo para isso é separar um espaço tranquilo, bem equipado e inspirador exclusivamente para o trabalho.
Trabalhar em casa proporciona uma série de vantagens, como ter flexibilidade de horários, sem deslocamento, sem transito e gerenciamento da própria agenda. Porém, também exige muita disciplina e organização para funcionar.
3 – Escolha as propostas que apareceram de acordo com você
Compreendemos que o desejo de produzir muito conteúdo aceitando o máximo de proposta é tentador. A propósito, relaxe! Você pode ser obrigado a escrever sobre algo que nunca considerou e cometer erros. Exatamente quando isso acontece, além de causar retrabalho com muitas revisões a reputação profissional pode ser prejudicada.
4 – Considere os pedidos de revisão
Não sofra !! É importante que você aprenda a desapegar da sua produção e a encarar as revisões como oportunidades de aprimoramento. As revisões também são chances de entender o cliente melhor e acertar em ofertas futuras.
5 – Amplie seus conhecimentos
Quanto mais assuntos você dominar, maiores serão as suas chances de produzir conteúdo e obter renda aceitável. Por isso, vá além dos seus interesses pessoais e comece a ler um pouco a respeito de outras áreas. O melhor Redator freelance é aquele que consegue transitar por várias áreas e mostrar domínio sobre todos elas.
6 – Tenha paciência – Seja empreendedor
Construir uma carreira como Redator freelancer pode ser um ciclo longo e complicado. Para viver exclusivamente disso, é importante organizar financeiramente antes de começar e ter uma dose alta de paciência até o trabalho deslanche. Demora, mas o resultado vem e pode ser muito melhor do que o previsto!
7 – Acredite e Valorize o seu trabalho
Uma dificuldade comum entre Redator freelancer é acreditar e valorizar o seu trabalho, pouco por conta da falta de experiência. Desde o começo, é importante ter em mente que propostas “indecentes” vão aparecer aos montes e que não vale a pena gastar energia com elas. Aceitar valores baixíssimos somente pela famosa “visibilidade” só desvaloriza o seu trabalho e o de outros profissionais.
Seja o primeiro a comentar!